Bem-vindos

Para saber mais e se vc quiser ler em italiano, pode tb visitar meu site www.giusidangelico.it
obrigada

sábado, 15 de outubro de 2011

Carta da Itália: Roma, a cidade eterna

Meus queridos amigos e leitores do Brasil:

Nestes dois anos fui à Roma 15 vezes a trabalho, e todas as vezes é sempre una grande emoção.
Eu amo Roma…, para mim é a cidade mais linda da Itália, e como eu posso descrevê-la? Uma cidade absurdamente rica em termos culturais e de valor histórico inestimável, com vinte e sete séculos de história. Como descrevê-la num um artigo sò?
É Impossível…O que eu posso fazer é tentar escrever sobre os lugares que eu mais gosto e que nunca deixo de visitar! 
O Vitoriano, também chamado Monumento ao Soldado Desconhecido, na Praça Venezia, onde há um museu – do Risorgimento, de história militar e bélica do país, com detalhes de sua origem dispensáveis. O monumento é criticadíssimo, pois nos remete à época fascista de Benito Mussolini. No entanto, eu acho o Vitoriano um monumento histórico muito bonito e nunca deixo a cidade sem passar de carro, ou de taxi ou de qualquer jeito para dar uma olhadinha.


Praça Navona: uma das praças mais famosas de Roma, aonde todo mundo vai à noite, ficando ela lotada de turistas, restaurantes com mesas ao ar livre, artistas fazendo retratos, etc. Nesta quarta-feira passada, jantei là com alguns amigos e amigas e garanto que à noite o cenário de lá é muito sugestivo e Imperdivél.
Desde 1920 é o endereço da Embaixada do Brasil em Roma, no Palácio Pamphili.
Fontana di Trevi! A maior e mais famosa fonte de Roma, construída em 1735 pelo arquiteto Salvi, em época do papa Clemente XII. Roma é cheia de fontes..

O Coliseu é uma das 7 Maravilhas do Mundo. Originalmente conhecido como Flavian Anfiteatro, começou a ser construído no ano 72 d.C pelo imperador Vespasiano e foi concluído por seu filho Tito em 80 .
O Coliseu foi construído com 80 entradas arqueadas, permitindo fácil acesso a 55.000 espectadores sentados. Lá nos remetemos ao passado, quando os romanos iam para assistir os gladiadores, normalmente escravos, prisioneiros de guerra ou condenados, além de animais selvagens como leões e tigres. A platéia vibrava e gritava.
Localiza-se à leste do Fórum Romano, é um gigante emocionante!!!

Outros lugares famosos

A praça de espanha (piazza di Spagna), aos pés da escadaria Trinidade do Montes (Trinità dei Monti), deve o nome à localização da embaixada de Espanhaque que aqui se encontra. Nesta praça está a Fonte da Barcaccia.
A Praça de Espanha é conhecida internacionalmente por ser palco de inúmeros desfiles de Moda.
É um lugar muito bonito, cheio de turistas em todas as horas. A praça é circundada por boutiques e lojas para roupas. Não sou uma mulher “ligada” em moda e shopping (que para mim é gastar tempo), mas recomendo o local, que é um lugar que visito muito raramente.
Giusi Dangelico (eu) na praça de espanha


A Basílica de São Pedro é uma grande basílica na Cidade do Vaticano, onde o Papa aparece para saudar os fiéis. É a maior igreja do mundo com uma área de 23.000 m², que se permite receber mais de 60.000 pessoas, sendo um dos lugares considerados mais sagrados do Cristianismo. A construção da basílica começou em 1506 e terminou em 1626. Foi construída em parte com o dinheiro angariado pela venda de indulgências….as indulgências (um das tanta razões ao fato de acreditar em Deus mas nao gostar da igreja romana ou qualquer outra.
É tudo para hoje, mas prometo enviar mais sobre Roma, em novembro, quando eu viajar novamente para a cidade eterna!!!


Ciao (por Renato Cardoso) Zcastel
Giusi Dangelico, a autora, é uma italiana auto didata em português, que adora o Brasil e se sente em casa quando vê seus artigos publicados em vários sites, incluindo alguns da Globo.com,  de muito respeito.

******
Giusi: grazie.
Uma voltinha por Roma sempre faz bem.
Você está muito bem na scalinata...
Confesso: amo a Via Condotti e todas aquelas lojas que encantam os olhos e gelam a alma...
Mas posso fazer um pedido? Que tal da próxima vez falar da Piazza Sant'Ignazio, do Campo dei Fiori, do Gianicolo, da Isola Tiberini, das Terme di Caracalla... 
Como é deslumbrante a luz dessa cidade... Como é deslumbrante essa cidade e ponto! * * * * * * * * * *
Para Giusi Dangelico

O adjetivo mais apropriado para Roma é MÁGICA.
MH  (oglobo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário